quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Universidade e sociedade, por Carlos Alexandre Netto*


A universidade é instituição do conhecimento. Em todos os seus espaços, se difunde o saber e a cultura acumulados desde o início da humanidade. A universidade é a casa da ciência. O maravilhoso desafio intelectual de leitura das atividades humanas e da natureza gera novo conhecimento e, ao avançar no entendimento, transforma e constrói o mundo. Mais do que uma gigantesca torre de saberes, a universidade pulsa e encontra sentido em sua íntima relação com a sociedade, através da qual se reinventa constantemente.

O fazer acadêmico confere à universidade características de transcendência. Patrimônios da humanidade, o conhecimento e a cultura são esteios da esperança e da confiança no futuro; são valores perenes, ainda que sejam repletos de contradições, sujeitos a críticas e geradores de antagonismos. Essa transcendência é um dos elementos marcantes da vivência de toda a sua comunidade e dos setores da sociedade contemplados em seus projetos sociais, de extensão, de pesquisa e de inovação, bem como em suas inúmeras atividades formativas. E, ao integrar as redes de pesquisa e de comunicação que permitem o acesso quase imediato às grandes bibliotecas digitais, ao conhecimento universal e a seus artífices, a universidade vê, cada vez mais, diluírem-se suas fronteiras.

A universidade pública tem o dever da educação pública e gratuita. Com a missão de democratizar o acesso ao conhecimento e de levá-lo à comunidade, torna-se espaço de inclusão e de cidadania. Centro de irradiação do novo e do pluralismo das ideias, a universidade contribui para a formação de profissionais e de cidadãos que assumem compromisso social baseados nos valores nela cultivados e motivados pela gratidão para com esta singular instituição que se eterniza na constante renovação das pessoas.

É reafirmando esses valores e convicções que a Universidade Federal do Rio Grande do Sul celebra, neste mês de novembro, os 75 anos de sua fundação. Conquista da sociedade gaúcha, a pioneira entre as universidades públicas do Estado vem forjando sua história, obra coletiva dos milhares de pessoas que dedicaram a ela o melhor de suas vidas. Uma instituição profundamente enraizada nesta terra e na realidade de nossa gente, instância de desenvolvimento social, econômico, cultural e científico do Estado e do país.




*Reitor da UFRGS

 
Fonte: Jornal Zero Hora

Um comentário:

  1. Olá,Marise! Incialmente, gostaria de parabenizá-la pelo excelente blog: muito informativo, cultural. Chamo-me Diogo Herculano e sou graduando em Filosofia pela PUC-Rio. Andei pesquisando na internet a relação entre Filosofia e Sociologia, e felizmente encontrei esse site. Quereria poder me comunicar com você de modo mais estreito, pois irei participarei de um projeto que se iniciará no começo do próximo ano e que terá por objetivo ensinar adolescentes e crianças de comunidades carentes do Estado do Rio de Janeiro a pensarem mais criticamente em relação aos mecanismos sociais de exclusão étnica e econômica. Nossa proposta, no fundo, baseia-se em passar para esses jovens a idéia de que eles podem ser modificadores dos fatos sociais que o excluem, em vez de ficarem esperando os serviços públicos mudarem a precária realidade que os atinge.Gostaria, enfim, de lhe passar meu email a fim de que, caso aceite o meu convite de aproximação, eu possa absorver alguma experiência dentro dessa área, ainda que seja uma experiência teórica.

    diogo.poeta@hotmail.com

    PS.: lindos olhos!

    ResponderExcluir

Blog Widget by LinkWithin