sábado, 2 de maio de 2009

Política, ato de cidadania

Muitas pessoas não gostam de se envolver no assunto. Acham que política se trata do envolvimento de políticos em ações corruptas nas decisões tomadas para a sociedade.

Embora esse pensamento seja predominante, a política pode ser definida pelo dicionário como:

Arte e ciência da organização e administração de um Estado, uma sociedade, uma instituição etc. (dicionário digital aulete)

Ao pensar sobre o que a política significa, a forma de organização de determinado lugar, região, etc, é impossível se sentir alheio às decisões que serão tomadas em nome do povo. Portanto, a política é um ato de cidadania, ou seja, está inserida no contexto de direitos e deveres de todos da sociedade.

Existem aqueles que pervertem os valores cidadãos: candidatos que brincam com a política. Diferente do que prega a cidadania: buscar, manter a ordem e o bom senso da sociedade. Dessa forma, é inviável permitir que qualquer político seja a “voz do povo”, mesmo porque existem muitos mal-intencionados, que não cumprem o seu dever de cidadão como políticos. Necessário se faz a busca por candidatos coerentes que busquem a verdade, a justiça e a qualidade de vida para a sociedade.

Eis uma pequena parábola bíblica que ensina o valor do voto. Leia atentamente:

Parábola de Jotão

Foram, certa vez, as árvores ungir para si um rei e disseram à oliveira:

- Reina sobre nós!

Porém a oliveira lhes respondeu:

- Deixaria eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam e iria reinar sobre as árvores?

Então disseram as árvores à figueira:

- Vem tu e reina sobre nós.

Porém a figueira lhes respondeu:

- Deixaria eu a minha doçura, o meu bom fruto e iria reinar sobre as árvores?

Então disseram as árvores à videira:

- Vem tu e reina sobre nós.

Porém a videira lhes respondeu:

- Deixaria eu o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens e iria governar sobre as árvores?

Então todas as árvores disseram ao espinheiro:

- Vem tu e reina sobre nós.

Repondeu o espinheiro às árvores:

- Se me escolherem e me fizerem rei de vocês, venham e aproveitem a minha sombra!

As três árvores valiosas: figueira, oliveira e videira recusaram governar sobre as outras árvores. Já o espinheiro, sem valor algum, prometeu dar algo que não tinha, pois é baixa demais para oferecer sombra às outras.

Moral: “Quando os justos governam, o povo se alegra, mas quando o perverso domina o povo padece.”

Seja cidadão, pratique seus direitos e deveres, participe da política não somente nas eleições, acompanhe o que acontece na sua cidade para um futuro melhor. Política é um ato de cidadania.

Fonte: http://www.fabricadeconhecimentos.com.br/blog/2008/11/politica-ato-de-cidadania/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Widget by LinkWithin